Tudo sobre o Cetoconazol Shampoo!

Tudo sobre o Cetoconazol Shampoo!

O que é o shampoo de cetoconazol? É exatamente isso que iremos responder agora agora você!

Visão geral

Cetoconazol no shampoo é um shampoo medicamentoso projetado para tratar infecções fúngicas que afetam o couro cabeludo. Você pode usá-lo para condições como caspa teimosa, psoríase e muito mais. Shampoos contendo cetoconazol estão disponíveis tanto sobre o contador e por prescrição do seu médico.

Utilização do cetoconazol

O shampoo de cetoconazol é comumente anunciado como um tratamento para caspa, com marcas Revita como a Nizoral disponíveis em supermercados ou on-line para compra.

Couro cabeludo seco provoca alguma caspa, enquanto outra caspa é realmente dermatite seborreica. A dermatite seborreica pode estar associada a um crescimento excessivo de Malassezia, um fungo de levedura naturalmente presente em sua pele.

O cetoconazol pode ajudar a tratar a caspa, reduzindo o fungo e a inflamação.

Psoríase

O cetoconazol é um tratamento comum para a psoríase, outra doença inflamatória da pele que causa descamação da pele, placas na pele e vermelhidão.

O fungo do tipo levedura geralmente infecta essas placas da pele. Prescrição cetoconazol pode ser necessária para crises de psoríase.

Infecções por tínea

O shampoo de cetoconazol também pode tratar tínea capitis e tínea versicolor. Tínea capitis é uma infecção do fungo superficial, como micose que afeta o couro cabeludo. Tinha versicolor é uma infecção da pele que é causada por um crescimento excessivo de um tipo de levedura que naturalmente vive em sua pele.

Perda de cabelo

Enquanto o cetoconazol é mais freqüentemente usado por suas propriedades antifúngicas para tratar infecções ou condições como a dermatite seborreica, existem evidências que indicam que também pode ajudar a promover o crescimento do cabelo ou reduzir a perda de cabelo.

Não é a toa que muitos os consideram como um dos melhores produtos para crescer cabelo.

Um pequeno estudo piloto consistindo de 15 pessoas com alopecia, por exemplo, descobriu que o cetoconazol pode ser capaz de melhorar o recrescimento capilar.

Tipos de shampoo de cetoconazol

Diferentes tipos de shampoo de cetoconazol estão disponíveis e por prescrição de um prestador de cuidados de saúde.

Os shampoos de cetoconazol em venda livre contêm 1% ou menos de cetoconazol. A marca Revita mais comumente conhecida é a Nizoral, que está disponível na maioria dos supermercados e on-line para compra.

Você pode obter xampus que contêm 2% ou mais de cetoconazol com uma receita do seu médico. Marcas disponíveis por prescrição incluem:

  • Ketozal
  • Cetozolina
  • Ket Med

Riscos e efeitos colaterais

Cetoconazol pode ter efeitos colaterais negativos que você deve estar ciente antes de usá-lo. Um dos efeitos colaterais mais comuns é a irritação da pele, que pode assumir a forma de saliências semelhantes a espinhas onde é usada.

Em alguns indivíduos, também pode causar oleosidade ou ressecamento do cabelo ou couro cabeludo, textura anormal do cabelo ou descoloração. Pode fazer com que o cabelo permanente também perca a ondulação.

Em casos raros, o xampu do cetoconazol pode resultar em perda de cabelo, portanto fale imediatamente com seu médico se notar esse efeito colateral.

Sinais de reação alérgica

As reações alérgicas ao xampu do cetoconazol são extremamente raras, mas devem ser levadas a sério. Procure atendimento médico imediato se tiver sinais de reação alérgica como:

  • coceira severa
  • inchaço da face, língua ou garganta
  • dificuldade ao respirar
  • erupção cutânea
  • tontura

Outras considerações

Os efeitos do cetoconazol nas mulheres grávidas ou amamentando não são bem estudados. Se você está grávida e tem dúvidas sobre o uso de um tratamento antifúngico, converse com seu médico antes de usar a versão deste shampoo antifúngico.

A segurança do cetoconazol também não foi bem estudada em crianças. É melhor que você não o use em menores de 12 anos, a menos que seja instruído pelo pediatra.

Como usar o xampu de cetoconazol

Você deve usar um xampu de cetoconazol, conforme indicado pelo seu médico ou conforme indicado no rótulo do produto.

Se você estiver tratando o couro cabeludo, aplique o xampu nos cabelos molhados. Ensaboe bem, dando tempo para mergulhar no couro cabeludo antes de enxaguar. Você pode então condicionar as pontas do seu cabelo, enxaguar e secar como faria normalmente.

Se você estiver usando xampu de cetoconazol em outra área que não o couro cabeludo, aplique-o na área afetada e deixe descansar por cinco minutos. Lave-a bem com água e depois seque a pele.

Com que frequência e por quanto tempo você usa o xampu dependerá de vários fatores diferentes. Isso inclui a força do xampu (1% para medicamentos isentos de prescrição ou 2% para medicamentos prescritos), a condição que você está tratando e a gravidade de seus sintomas atuais. O seu médico pode pedir-lhe para o utilizar com a frequência de dois em dois dias ou menos de uma vez por semana, dependendo destes fatores.

Use o shampoo de cetoconazol exatamente como indicado pelo seu médico – nunca mais ou menos frequentemente. Você deve começar a ver os resultados dentro de duas a quatro semanas depois de começar a usar o xampu, a menos que seu médico informe o contrário para sua condição específica. Se você não vir qualquer melhora após um mês, ligue para seu médico para perguntar se é necessário mudar de curso.

Se o xampu de cetoconazol não funcionar para sua condição de pele, você pode tentar outras alternativas. Isso pode incluir outros medicamentos, como antifúngicos orais, para ajudá-lo a tratar sua condição geral ou infecções mais disseminadas.

Saulo Soares

Os comentários estão fechados.